Amigos, amigos; rivalidades à parte.



Tottenham e Arsenal se enfrentarão neste domingo pela Premier League. Esses dois times históricos compõem o North London Derby e já se enfrentaram inúmeras vezes, desde que a rivalidade começou, em 1913. 

Contando um pouco da história, a intensificação da rivalidade aumentou mais ainda em 1919, quando o Arsenal foi promovido à primeira divisão inglesa, e o Tottenham rebaixado. Independentemente, sempre foi uma disputa muito acirrada, e as estatísticas do Derby apontam que os números são muito parecidos.
Sandro e Song disputam bola
em partida da temporada passada.

De acordo com pesquisas feitas por nossa equipe, o Arsenal venceu 71 vezes no total, e os Spurs 52. Um total de 494 gols foram marcados por ambos times. A maior goleada produzida pelos Gunners foi de 6-0, e a do Tottenham foi de 5-0. Como eu dizia, bem parecidos, mas vamos esquecer um pouco os números, vamos ver o que os Gooners e Yids tem a dizer sobre o Derby. 

Redknapp e Wenger, treinadores atuais
de Tottenham e Arsenal, respectivamente

Entrevistamos dois fãs: Antony Harris, torcedor do Tottenham, e Craig Coverman, melhor amigo de Antony, porém torcedor do Arsenal. Veja o que eles disseram sobre o Derby:

Craig: O coração está pulsando, a adrenalina está correndo nas veias, um coro cantando uma canção com toda voz ...É o North London Derby. Este ano os jogos devem ser mais interessantes ainda - com Spurs e sua a suposta ascendência sob o comando do "tio Harry" e Arsenal em suposto declínio com as nossas estrelas nos deixando por clubes “endinheirados”. Mas quem sabe o que estes jogos trarão ... tudo o que sabemos é que teremos emoção e muita disputa! É o ying e o yang, a noite e o dia, os Beatles ou os Stones - você simplesmente não pode ter um sem o outro. Além disso, Antony é a única pessoa no mundo que ri das minhas piadas!


Antony: Na minha juventude só tinha um jogo importante em Londres, Tottenham vs Arsenal, os azuis contra os vermelhos. Desde a segunda guerra mundial os dois times dominaram futebol em Londres, as vezes Arsenal melhor, as vezes Tottenham melhor. 
Assisti muitos jogos nos anos 80, sem dúvida a época do Tottenham com grandes jogadores como Hoddle, Ardiles, Mabbut, Waddle e Roberts. A rivalidade dividiu famílias, irmãos e amigos, ainda hoje meu melhor amigo é fã do Arsenal.
Estava namorando com  uma torcedora do Arsenal, a família inteira louca pelos Gunners. O pai e irmão dela foram viajar e ofereceram para nos dois ingressos para “o derby “ no dia primeiro de janeiro de 1985 em Highbury, dia tradicional do jogo para definir “o rei de Londres”. Fomos ao jogo com carro emprestado do pai dela e acabamos sentando no meio da torcida do Arsenal.
Começou mal, 1-0 para o Arsenal, fui o único que não se levantou quando o gol foi marcado. Mas logo depois gol do Tottenham, não sei como fiz, mas consegui ficar calado e sentado como todos ao meu redor! No segundo tempo golaço do Mark Falco do Tottenham, essa vez não resisti, pulei do meu lugar, todo mundo me vendo! Tomei muita cara feia mas não fui agredido. Melhor de tudo o Tottenham ganhou na casa do maior rival para ficar líder isolado do campeonato inglês. 
Que momento bonito, inesquecível! Nunca fiquei tão feliz de ver a família dela alguns dias depois! A rivalidade sempre existiu e sempre vai existir, o importante para mim é reconhecer e respeitar o rival, perdendo ou ganhando. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário