Relembrando: Nossa única passagem pela Champions League antes de 2010/11

Foi em 1961/62, a nossa única passagem pela Liga dos Campeões da UEFA (na época: Taça dos Campeões Europeus) antes desta temporada. O torneio era disputado entre os campeões de cada país, e o Tottenham tinha conquistado o Campeonato Inglês e a Copa de Inglaterra, sendo apontado como um dos grandes favoritos à conquista do troféu.
Era disputada em forma de eliminatórias: fase preliminar, primeira fase ,quartas de final, semifinal e final.

Na fase preliminar o Tottenham enfrentou o Górnik Zabrze da Polónia, perdendo o primeiro jogo fora de casa por 4 a 2, e goleando no segundo, em casa por 8 a 1. Na primeira fase, jogo com o Feyenoord da Holanda, vitória por 3 a 1 na Holanda e empate em 1 a 1 em casa. Já nas Quartas de finais, confronto com o Dukla Prague, da Tchecoslováquia, perdendo o primeiro jogo fora por 1 a 0 e vencendo em casa por 4 a 1. o Tottenham em sua primeira participação já estava entre os quatro melhores, nas semifinais, e enfrentaria o Benfica de Eusébio, atual campeão da Taça.
.
À esquerda, José Águas, capitão do Benfica e à direita Danny Blanchflower, capitão dos Spurs, se comprimentando antes da semi-final em White Hart Lane
O primeiro jogo foi em 21 de março de 1962 no Estádio da Luz em Lisboa, com cerca de 60000 espectadores, e o time da casa venceu pr 3 a 1, com gols de  Simões e Augusto duas vezes para o Benfica e de Smith para os Spurs. No segundo jogo , em 5 de abril do mesmo ano, em White Hart Lane, com 64448 torcedores, foi pressão total, mas o Tottenham só conseguiu vencer por 2 a 1, gols de Smith e Blanchflower e de Águas para o Benfica, sendo assim eliminado da competição. O Benfica tornou-se bi-campeão, vencendo o todo podroso Real Madrid na final. 

Jogadores do Tottenham que marcaram gols na competição:
Smith 6, Dyson 4, Jones 4,


Saul 2, Blanchflower 2, White 1, Mackay 1.

Confira o vídeo do jogo da semifinal em White Hart Lane:




Nesta temporada estamos nas oitavas, vencemos o Milan em San Siro e estamos perto das quartas. Quem sabe não iremos mais longe que em 1961/62? É torcer pra isso acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário