Ídolos do passado: Martin Chivers



Nascido em Southampton em 27 de abril de 1945, Martin Chivers jogou em vários clubes como Southamptom, Tottenham, Servette e Norwich City, em pouco menos de 20 anos de carreira.

Primeiros anos no futebol

Mostrando desde cedo a aptidão pelo futebol, Martin Chivers fez testes no Southampton, passou pouco tempo no CPC Sports e assinou seu primeiro contrato profissional em setembro de 1962 com o próprio Southampton, estreando posteriormente contra o Charlton Athletic em 8 de setembro de 1962 aos 17 anos. Seu primeiro gol saiu na derrota por 4 a 1 contra o Newcastle.

O surgimento do artilheiro

Na temporada 1963-34, Chivers se tornou titular do Southampton e ao lado de Terry Paine marcou 21 gols, porém o Southampton terminou em quinto lugar não conseguindo o acesso à primeira divisão. Mas na temporada 1965-66, ele se tornou fundamental na volta do clube à divisão de elite, marcando 30 gols em 39 jogos. A curiosidade que ele marcou todos os gols nos primeiros 29 jogos, passando em branco nos 10 jogos finais.

A chegada ao Tottenham

Após as belas exibições com o time na segunda divisão, e as grandes performances na primeira, Martin atraiu interesse de grandes clubes ingleses, inclusive do Tottenham e de seu treinador Bill Nicholson. Em janeiro de 1968 chegou ao Tottenham em transferência recorde de 125.000 libras, o que fez dele o jogador mais caro da época. O negócio ainda envolveu Frank Saul, que foi para o Southampton.

Fazendo história no Tottenham

Logo na sua estreia pelo clube ele marcou diante do Sheffield Wednesday. Inicialmente Martin teve dificuldades em White Hart Lane, sendo preterido por Jimmy Greaves e Alan Gilzean. Mas depois da venda de Greaves ao West Ham em 1970, Chivers se tornou o principal artilheiro do Tottenham no inicio da década de 70, sendo lhe atribuído o apelido de Big Chiv, marcando muitos gols, alguns deles de suma importância. O jogador fez 34 gols em 58 jogos oficiais na temporada 1970-71, inclusive os da final da Copa da Liga Inglesa contra o Aston Villa. Na temporada seguinte, sua melhor marca da carreira foi alcançada, 44 gols em 64 jogos, dois deles muito importantes na fantástica vitória do Tottenham na Copa da Uefa de 1971-1972. Com isso ele se destacava não só no Tottenham, mas também na seleção inglesa. Infelizmente sua última convocação ocorreu em 1973, antes do fracasso na classificação da Inglaterra na copa de 1974, não sendo mais chamado. Mas com o Tottenham, Chivers continuava muito bem e ajudou seu clube com seis gols a chegar à final da Copa da Uefa daquele ano, mas infelizmente perdendo a final para o Feyenoord. Logo depois, uma série de lesões atrapalhou sua sequência no time titular.

Em seus oito anos e meio de carreira com o Tottenham, ele marcou 174 gols em 367 jogos oficias pelo clube. Depois de sua saída do Tottenham em 1976, ele passou pelo Servette, Norwich City e Brighton, onde encerrou a carreira. Entrou para o Hall da Fama do Tottenham Hotspur em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário